quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Entrevista I



                                      Entrevista com Dona Maria de Lurdes





74 anos, moradora do bairro de Sussuarana Velha a mais de quarenta anos mora na rua Praça Geral nº 85, veio da Federação, natural de Santo Amaro da Purificação.
 
"Aqui não tinha água,nem luz", conta dona Lurdes que pegava água na fonte, seus filhos estudavam na Escola Municipal Clériston Andrade, localizada no bairro de Pau da Lima. Para chegarem até o ponto de ônibus, eles e outros moradores precisavam passar por um caminho onde existia um rio que já não existe mais, pois foi construído o famoso "Pistão".

Mesmo assim ainda ficou difícil o transporte e passaram a deslocar-se para outro bairro próximo a Tancredo Neves, com o tempo passou a circular uma linha de ônibus (Barroquinha) com apenas um coletivo para atender os moradores do local. Hoje a Sussuarana já dispõe de várias linhas de ônibus como: Barra R1, Barra R2, Barroquinha (continua), São Joaquim, Engenho Velho de Brotas, Lapa e vans alternativas como Itapuã, Mata Escura e Brasilgás.




 
Dona Lurdes diz que não se recorda de muita coisa, pois trabalhava fora do dia inteiro, mas lembra de uma história muito engraçada: "Havia um senhor chamado seu Florêncio que tinha um burro e começou carregar água no lombo do animal passando a vender para seus vizinhos" . Esse daí vendeu até água, é a luta pela sobrevivência...



Nenhum comentário:

Postar um comentário