quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

O Porto de Salvador

O "Vapor Canavieiras", o primeiro navio que atracou no Porto de Salvador em 17 de julho de 1911

Sempre escutamos que o Brasil "nasceu" na Bahia e tal afirmação não deixa de ser verdade, afinal Salvador foi a primeira capital do país, chamada na época de "São Salvador da Baía de Todos os Santos', em 1549, o governo de Portugal instituiu no Brasil, o sistema de governos-gerais, enviando Tomé de Sousa para ocupar o posto de primeiro governador geral,  Salvador tornou-se um porto de apoio às navegações para o Oriente e exportador de açúcar, afinal a cana-de-açúcar era cultivada no Recôncavo Baiano e na Zona da Mata, mas depois de 214 anos, a partir do século XVIII, a capital foi transferida para o Rio de Janeiro, mas Salvador nunca mais deixou de destacar-se dentro do cenário nacional.






Localizado de forma privilegiada na Baía de Todos os Santos, o Porto de Salvador tem como principal característica ter um perfil exportador de produtos e se destaca na movimentação de contêineres, cargas gerais, trigo, celulose e também na recepção de cruzeiros marítimos. É um dos maiores exportadores de frutas do Brasil, com expressiva participação no comércio exterior.
O porto é localizado estrategicamente por se encontrar a meio caminho da Rota do Mercosul. 

A área de influência do Porto de Salvador é o Estado da Bahia, parte de Minas Gerais, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. O principal núcleo industrial do Nordeste é a região metropolitana de Salvador, especialmente o Pólo Petroquímico de Camaçari, distante apenas 40 km de Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário