quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

O "Miolo"

Primeiramente, porque chamamos de "Miolo" ? Geograficamente falando, a região localiza-se no centro do município de Salvador, ou seja, no "miolo" da cidade. 

Salvador é hoje muito distinta daquela existente até o século XIX. Novos bairros surgiram e cresceram, sendo o "Miolo" (região com cerca de 41 bairros e 35 % da superfície da cidade) o exemplo mais marcante desta nova configuração urbana.

Até finais de 1940, a área era praticamente rural, nos anos 50, começaram a expansão horizontal e a segregação urbana em Salvador, transformando-o na área de maior expressão do processo de periferização da cidade.

Já em 1970, o espaço já abrigava 7,5 % da população de Salvador, sendo os assentamentos mais importantes: Pernambués, Pau da Lima, São Gonçalo e Cabula.
Nos anos 80 e 90, o "Miolo" deu um "salto" e cresceu com taxas superiores às de Salvador, constituindo-se num grande eixo de expansão da cidade.



  
 Possuindo cerca de 115 km, situa-se entre a Avenida  Luiz Viana Filho e a BR 324, estendendo-se desde a Invasão Saramandaia até o limite Norte do Munícipio.

A região vem sendo aceleradamente ocupada por população de baixa renda, tanto através de programas governamentais como por ocupação espontânea. Ele também é objeto de grandes investimentos dos setores secundário e terciário da economia.

Foi construída a Avenida Aliomar Baleeiro, conhecida como Estrada Velha do Aeroporto (EVA), também há bacias localizadas no "miolo"são: Rio Camurujipe, Cachoeirinha, Pituaçu, Saboeiro, Cascão, Jaguaribe e Ipitanga. Contudo, apesar de sua expressividade e importância, não é muito conhecido pela maioria da população soteropolitana.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo maravilhosa pesquisa e organização.
    Saúde e felicidade és o que ti desejo na vida Milly.

    ResponderExcluir